Tratamento Hormonal Feminino

Clínica de Tratamentos Hormonais em Curitiba


Entenda sobre a reposição hormonal feminina

A reposição hormonal em mulheres consiste na administração de hormônios, geralmente estrogênio, progesterona e testosterona, para tratar uma variedade de condições e sintomas. A terapia pode ser feita por diversos meios, como medicamentos orais, injetáveis, cremes, adesivos, ou implantes subcutâneos. O tipo de reposição hormonal e a forma como é administrada dependem das necessidades individuais da paciente e das condições a serem tratadas. 


Em geral, o procedimento é indicado quando os
hormônios não são produzidos em quantidade suficiente ou não funcionam de forma adequada no corpo do paciente.


A
dosagem e a duração do tratamento também são determinadas pelo médico que acompanha o caso. A reposição hormonal é uma opção terapêutica importante para muitas mulheres e pode ajudar a aliviar sintomas da menopausa, regular o ciclo menstrual, tratar condições ginecológicas como a endometriose e a síndrome dos ovários policísticos, bem como ajudar no processo de transição de gênero em mulheres trans..

Indicações para tratamento hormonal Feminino

O tratamento hormonal feminino pode ser indicado para diversas situações e problemas de saúde. Confira as principais recomendações para a terapia.


Menopausa e climatério

O tratamento hormonal na menopausa e climatério é uma opção para aliviar os sintomas que surgem com a queda dos níveis hormonais, como fogachos, suores noturnos, ressecamento vaginal, baixa libido, alterações de humor, entre outros.


A reposição hormonal para casos de menopausa e climatério pode ser feita de diversas formas. O tratamento visa aliviar os sintomas, como ondas de calor, suores noturnos, irritabilidade e secura vaginal, e reduzir o risco de doenças relacionadas à falta de estrogênio, como osteoporose e doenças cardiovasculares.


Ele consiste na reposição dos hormônios diminuídos durante essa fase da vida, através da administração de medicamentos hormonais específicos.


O tratamento deve ser individualizado e avaliado caso a caso, considerando a idade, histórico médico e riscos associados.


tpm

A TPM (Tensão Pré-Menstrual) possui como principal causa o desequilíbrio hormonal. Isso significa que, durante essa fase, hormônios como o estrogênio e o LH (luteinizante) costumam ficar desregulados. Isso desencadeia uma série de sintomas, como irritabilidade, retenção de líquidos e fortes dores de cabeça.


Para melhora desses sintomas, pode ser indicado o uso de
implantes hormonais, com a administração de alguma substância, que ajuda a regular o ciclo menstrual e aliviar sintomas como irritabilidade, dor nas mamas e cólicas menstruais.


Assim,
os sintomas da TPM são amenizados e a mulher passa a sofrer menos durante esse período.

Endometriose

A endometriose é uma doença que afeta o sistema reprodutor feminino, caracterizada pelo crescimento do tecido endometrial, fora do útero.


Alguns hormônios agem
inibindo o crescimento e a proliferação das células endometriais, reduzindo a inflamação e a dor. E nesses casos, o tratamento é feito a longo prazo, visto que ele não pode curar, mas sim tratar os sintomas deste problema e conter a progressão da doença.


Os benefícios do tratamento hormonal para a endometriose incluem a
redução da dor pélvica, controle do sangramento menstrual, além da prevenção da progressão da doença.


Transtornos Menstruais

O implante hormonal pode ser uma opção de tratamento para transtornos menstruais, como a síndrome do ovário policístico (SOP) ou endometriose. Nesses casos, o tratamento trabalha para regular os ciclos menstruais irregulares e reduzir os sintomas associados a essas condições, como cólicas e dor. 


Libido

A queda ou ausência da libido pode acontecer por diversos motivos, entre eles, o desequilíbrio hormonal devido ao aumento da prolactina, hipotireoidismo, falta ou excesso de cortisol, menopausa ou retirada dos ovários.


O implante hormonal para libido feminina pode ser uma opção para mulheres que apresentam baixo desejo sexual e outras disfunções sexuais relacionadas à diminuição da produção hormonal. O implante é colocado sob a pele e libera hormônios, que podem
ajudar a melhorar a libido e a resposta sexual.


Os benefícios desse tratamento incluem um aumento na libido, melhora da excitação sexual e da lubrificação vaginal, além de ajudar a reduzir os sintomas da menopausa. No entanto, como qualquer tratamento hormonal, é importante que seja prescrito e monitorado por um médico especialista, que avaliará os riscos e benefícios de acordo com cada caso específico. Além disso, o tratamento não deve ser visto como a única solução para problemas sexuais, e pode ser complementado por outras terapias.

perda de memória

A terapia hormonal feminina pode contribuir para reduzir a perda de memória e tratar doenças neurodegenerativas. Isso porque, com o passar dos anos, aumentam os riscos de demência e perda de memória.


Nesse sentido,  o tratamento para perda de memória com implantes hormonais envolve a administração de hormônios, com ação protetora sobre as funções cognitivas.


O tratamento deve ser
individualizado e acompanhado por um médico especializado, e pode ser combinado com outras terapias para otimizar os resultados. É importante destacar que a reposição hormonal não é indicada para todas as pessoas com perda de memória, e o diagnóstico e tratamento devem ser realizados de forma individualizada.


indisposição e fadiga

Muitos nem imaginam, mas a indisposição permanente e a fadiga constante podem estar relacionadas ao desequilíbrio hormonal.


Normalmente, isso acontece quando as substâncias da tireoide estão desreguladas ou quando existe deficiência de testosterona.


As causas podem ser diversas, como o avanço da idade, ganho de peso corporal, doença glandular e até mesmo devido a
infecções ou traumas.


Uma vez que o médico identifique
quais hormônios precisam ser controlados, bem como, a causa dessa situação, é possível sugerir qual a melhor terapia hormonal a ser adotada.

Como trabalhamos

Conheça a CITH


A Clínica CITH é uma  grande referência na área de tratamento hormonal. O nosso objetivo é promover a saúde e bem-estar dos pacientes.


Realizamos tratamentos para reposição hormonal, emagrecimento, nutrição, desempenho esportivo, hipertrofia, qualidade do sono, longevidade, saúde feminina, imunidade e outros objetivos específicos, que estão ligados com os pilares responsáveis por
promover uma saúde sustentável e íntegra.

Agende uma consulta com a CITH

Dúvidas Frequentes

Saiba as respostas para as dúvidas mais comuns sobre esse assunto!

  • Quando fazer reposição hormonal feminina?

    A reposição hormonal feminina é indicada para pacientes que apresentam algum tipo de deficiência substancial em um ou mais hormônios.


    O tratamento é seguro, moderno e capaz de devolver a qualidade de vida ao paciente.


    No entanto, vale destacar que a recomendação depende de uma série de fatores, como idade, diagnóstico e perfil da mulher. Por isso é fundamental discutir as possibilidades com um médico especialista da área.

  • Como é feita reposição hormonal feminina?

    Na CITH, para a reposição hormonal feminina, analisamos as deficiências individuais de cada paciente e repomos os  hormônios através de implantes subcutâneos.


    Os hormônios recomendados podem variar de acordo com os objetivos e perfil da mulher.

  • Quem faz reposição hormonal pode engravidar?

    Depende do medicamento e da dose que está sendo utilizado no tratamento. 


    No entanto, alertamos que cada caso deve ser analisado de maneira individual e por um profissional de confiança.

  • Quais os prós e contras da reposição hormonal?

    A reposição hormonal oferece diversas vantagens, como a contenção dos sintomas e tratamento de diversas condições de saúde.


    Por outro lado, se o procedimento ocorrer tardiamente, há maiores chances do paciente desenvolver problemas cardiovasculares. Quando a terapia é feita somente com estrogênio, é maior a incidência de determinados tipos de câncer.


    Contudo, vale reforçar que é preciso discutir os prós e contras do procedimento junto com um médico de confiança e que te passe segurança no assunto. É ele quem vai determinar a melhor abordagem e se os riscos compensam o processo.

Corpo Clínico

Time de Profissionais com experiência em Tratamentos Hormonais, Nutrição, Emagrecimento e Hipertrofia

Agende uma Consulta